Em meio ao calorão das últimas semanas, a tão esperada chuva chegou à Região Central na noite de terça e madrugada desta quarta-feira. Além da chuva (em Santa Maria, o acumulado foi de 13,5 milímetros), também foram registradas fortes rajadas de vento e temporais, como em São Gabriel, Santa Margarida do Sul e Vila Nova do Sul, cidades onde o vento derrubou árvores.
Por volta das 23h, a BR-290, em São Gabriel foi totalmente bloqueada para a retirada de uma árvore que caiu sobre a pista. O trânsito ficou interrompido por cerca de 45 minutos.
Em Formigueiro, a interrupção de energia ocorreu em toda a cidade, conforme a Brigada Militar. A queda de luz começou por volta da meia-noite, e o serviço só foi normalizado por volta das 6h desta quarta-feira.
Em Santa Maria, as rajadas de vento chegaram a 65,8 km/h, registrado à 0h05min pelo setor de meteorologia da Base Aérea de Santa Maria (Basm). No bairro Lorenzi, muitos moradores ficam sem luz por pelo menos seis horas, depois de fios da rede elétrica terem sido derrubados por galhos de árvores.
Pelo menos outros dois bairros da cidade tiveram problemas no abastecimento de energia. Moradores do bairro Medianeira e da Vila Caramelo estavam sem luz desde o fim da noite de terça.
Calor deve amenizar a partir de sábado
A chuva da madrugada amenizou a sensação de abafamento, mas não mandou embora o calor. Em Santa Maria, às 6h os termômetros marcavam 21,5ºC, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na terça, a máxima na cidade foi de 36ºC, às 17h.
A previsão, segundo Cleo Kuhn, da Central de Meteorologia da RBS, está previsto mais chuva para a região, mas não em grande quantidade nem de forma uniforme. A partir de sábado, o calor deve começar a amenizar.
Neste dia, também deve chover na cidade. Na semana que vem, a previsão é de dias menos abafados e quentes, com o predomínio de nuvens e umidade na região